Especialidade

Implantodontia

Por diversos motivos, ao longo de nossas vidas, corremos o risco de perder dentes. A perda do dente é prejudicial à saúde além de afetar a autoestima.

A implantodontia utiliza um conjunto de modernas técnicas para implantar ou reimplantar dentes utilizando o implante ósseo integrado para apresentar resultados naturais.

O que é implante dentário?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Sua colocação se faz necessária para o dentista montar dentes substitutos sobre eles.

A reconstrução da raiz é recomendada para quem precisou extrair esta parte do dente por algum motivo ou quando o definitivo simplesmente não nasceu.

Como é realizado implante dentário?

Em função das modernas técnicas os implantes se transformaram em procedimentos comuns, podendo durar vinte minutos (os mais simples), no consultório odontológico e com anestesia local.

São duas etapas: a cirúrgica na qual após a perfuração do osso são instalados os implantes no lugar das raízes e a etapa da prótese, ou seja, os dentes artificiais são inseridos na cavidade do implante restabelecendo a função é a estética.

Quando é necessária a prótese fixa?

Durante o planejamento da reabilitação oral, o dentista responsável pode ter a necessidade de recorrer a prótese fixa para reposição de dentes perdidos.

Além do aspecto estético, a prótese é fundamental para a fonética e mastigação. Uma grande vantagem da prótese fixa é que não há necessidade de desgastar dentes saudáveis. Ela pode ser de duas formas:

  1. Prótese fixa sobre o dente: A prótese fixa pode ser de apenas um dente (coroa ou bloco) ou de mais dentes (prótese de ponte fixa). .
  2. Prótese fixa sobre implante, ou seja, é inserida uma estrutura metálica no maxilar para substituir a raiz e sobre ela é inserida a prótese.

O que é prótese protocolo ?

A prótese protocolo é indicada para pacientes que não possuem mais os dentes naturais, podendo ser projetada tanto para a arcada superior quanto inferior.

Ela é uma opção mais resistente, com aparência similar aos dentes naturais e que possibilita uma capacidade mastigatória bem superior.

Esta prótese é fixada sobre implantes dentários que devem ser instalados previamente. Para o sucesso desta estratégia, o osso precisa estar na altura e espessura adequada e por isso, pode haver necessidade de um enxerto ósseo.

agende uma consulta